terça-feira, novembro 1

Durante 28 anos fui criada num Buraco Negro

Hoje li meio mundo a escrever sobre Pão de Deus. "O bolo? Aquele com côco em cima? Mas vão à casa das pessoas pedir? Não há pastelarias? Tu queres ver que esta moda ainda não chegou ao reino dos Algarves?"

Como eu e o Google somos melhores amigos (não, Eu é que gosto mais de ti) ele chamou a Wikipédia para me elucidar:

Em Portugal, no dia de Todos-os-Santos as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o pão-por-deus de porta em porta (...) recitam versos e recebem como oferenda: pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas ou castanhas, que colocam dentro dos seus sacos de pano.

A 1 de Novembro de 1755 ocorreu o terramoto que destruiu Lisboa (...) e a população da cidade (...) ainda mais pobre ficou. Esta tradição teve origem (...) 1 ano depois. Como a data do terramoto coincidiu com uma data com significado religioso (...) a população aproveitou a solenidade do dia para desencadear (...) um peditório, com a intenção de minorar a situação paupérrima em que ficaram.
As pessoas, percorriam a cidade, batiam às portas e pediam que lhes fosse dada qualquer esmola, mesmo que fosse pão (...): "Pão por Deus".
Até meados do séc. XX, o "Pão-por-Deus" era uma comemoração que minorava as necessidades básicas das pessoas mais pobres (principalmente na região de Lisboa). Noutras zonas do país, foram surgindo variações na forma e no nome da comemoração (...).

Nas décadas de 60 e 70, a data passou a ser comemorada, mais de forma lúdica, do que pelas razões que criaram a tradição e havia regras básicas, que eram escrupulosamente cumpridas:
  • Só podiam pedir o "Pão-por-Deus", crianças até aos 10 anos de idade
  • As crianças só podiam andar na rua a pedir o "Pão-por-Deus" até ao meio-dia.
A partir dos anos 80 a tradição foi gradualmente desaparecendo e, actualmente, raras são as pessoas que se lembram (...).
Até a comunicação social, contribui para o empobrecimento da memória coletiva. Neste dia todas as estações de TV, Rádio e jornais, falam no Halloween, ignorando completamente o "Pão-por-Deus".

Aha! Nem é Pão de Deus. É Pão por Deus... ok, já percebi. Mas pelo que li, é perfeitamente normal eu não estar informada disto, dado que o Reino dos Algarves não foi convidado para a tradição (e se foi, não sei qual o nome que adquiriu).
E vocês dos 80 (como eu) nem se deviam lembrar e muito menos as crianças nascidas em 2000.
Será que não saber isto é tão mau como não saber qual é a capital de Espanha?
Blogosfera, livrai-me da ignorância e estupidez SEMPRE! Amén.
M

2 comentários:

Unknown disse...

não te apoquentes ... eu também não sabia dessa tradição ... ao que parece também estive num buraco negro :D

'Mimi disse...

Cada ano há menos crianças por aqui a fazer isso :| eu adorava :)